SEJAM BEM VINDOS

Neste Blog discute-se questões relacionados à Segurança Pública e divulgação do trabalho do Ronda do Quarteirão na cidade de Crateús, tudo com o intuito de divulgarmos e difundimos uma cultura de Paz e Não-Violência.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

MENSAGEM À POPULAÇÃO DE CRATEÚS

O programa Ronda do quarteirão foi instalado na cidade de Crateús há apenas alguns meses e neste pequeno intervalo constatamos que a melhoria na Segurança Pública desta cidade foi significativa e acontecida de forma nunca vista antes, fato este que pode ser facilmente confirmado através de estatísticas, pesquisas populares ou com simples conversas com as pessoas nos bairros. Afirmamos ainda que hoje podemos considerar Crateús como uma das cidades mais seguras do estado, senão a mais segura, isso proporcionalmente ao seu tamanho.

Vale dizer que temos hoje nas ruas mais do que o dobro de viaturas atuando ininterruptamente, se somando a isto toda a tecnologia inovadora que está sendo empregada, tais como GPS, computador de bordo para consultas rápidas, câmeras, viaturas ultra-modernas, e um modelo de polícia eficaz e eficiente em que foi montado o projeto do Ronda, dividindo a cidade em áreas específicas e menores, proporcionando uma atuação da Polícia de forma mais personalizada, o que consequentemente proporciona com que as ocorrências sejam atendidas em menos tempo e de forma bem mais produtiva.

Observe-se que mesmo diante de tudo, não foi feita ainda nenhuma menção à forma como o Ronda trabalha e atende á população, sendo esta pequena característica, aparentemente simples, a marca registrada do programa e motivo de nossa preocupação maior. O atendimento às pessoas acontece de forma humana, eficaz e atenciosa, fazendo com que ocorra uma maior aproximação e confiança entre a Polícia e a sociedade, com o objetivo de fundi-las e fazer um só corpo que se juntam e se ajudam mutuamente, pois sabemos que a polícia não progride sem a informação, e esta se encontrava calada junto à população, escondida pelo medo de represálias e pelo antigo descrédito que se tinha nas forças públicas. Mas aos poucos conseguimos entrar na intimidade de cada bairro, e de cada rua, onde os moradores já confiam e denunciam irregularidades existentes, estando confiantes no trabalho do Ronda.