SEJAM BEM VINDOS

Neste Blog discute-se questões relacionados à Segurança Pública e divulgação do trabalho do Ronda do Quarteirão na cidade de Crateús, tudo com o intuito de divulgarmos e difundimos uma cultura de Paz e Não-Violência.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

PROJETO UM DIA COM O RONDA


Com o objetivo de proporcionar às crianças um dia de diversão e recreação, através de atividades lúdicas, jogos e cinema, foi dado início na cidade de Crateús ao projeto Um Dia Com o Ronda, onde policiais do Ronda do Quarteirão passam um dia com crianças trocando aprendizado e se divertindo, quebrando desta forma a distância que outrora existia entre a Polícia e a comunidade. Os primeiros dias de projetos foram desenvolvidos nas escolas Padre Bonfim, José Freire Filho e Antonio Anísio da Frota

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

VISITA AO COLÉGIO AIRAM VERAS


O RONDA ESCOLAR é mais uma iniciativa que tem dado certo em Crateús, buscando a criança ou jovem de hoje para bem formar o cidadão de amanhã, qeu certamente fará o futuro da nossa cidade, estado e país.

FEIRA DE CIÊNCIAS DO COLÉGIO CARLOTA COLARES



A Feira aconteceu no dia 15 de novembro, contando com a presença do RONDA DO QUARTEIRÃO,sendo este o único programa a prestigiar os projetos dos alunos, o que deu um destaque maior ao programa RONDA, que em atitudes simples mostra seu real interesse,que é o de criar um elo de confiança com a comunidade que serve.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Projeto de Redação


Projeto de Redação

O RONDA, buscando trabalhar em parceria com outras entidades e empresas, está disponibilizando um projeto de redação para as escolas públicas de alguns bairros desta cidade, tais como: Maria José e Colégio indigena. Tal objetivo visa levantar uma parceria entre as empresas parceiras e o público alvo, haja vista a disponibilidade das empresas em prestar alguns serviços sociais à comunidade mais carente que reside em seu entorno. O projeto premiará os alunos mais bem colocados, sendo a premiação pratrocinada pelas empresas parceiras. A entrega da premiação será realizada no pátio destas empresas, terminando com a visitação de suas depedências, contando ainda com a imprensa local da solenidade. As redações terão três temas abertos, um deles voltado para o Ronda do Quarteirão, o outro direcionado para a empresa participante e um terceiro relacionado à dpreciação do patrimônio, público ou privado.

FÓRUM SOCIAL LOCAL

FÓRUM SOCIAL LOCAL

Existe em Crateús um Fórum para discutir os problemas sociais da cidade, tendo a presidência do promotor da Infância e da Juventude e bem como da primeira dama do município, neste fórum estão presentes algumas instituições que tem importante papel social na cidade, tendo o Ronda do Quarteirão cadeira cativa nas reuniões e importantes participações em todos os projetos desenvolvidos pelo Fórum.

FEIRA DE CIÊNCIAS DO COLÉGIO VITÓRIA



Sendo esta a maior escola particular do município, contamos com a presença de aproximadamente 10 mil pessoas, a Feira aconteceu na noite do dia 18 de Setembro, onde foi disponibilizado um stand para o Ronda do Quarteirão, sendo esta a única instituição a se apresentar, juntamente com os projetos dos alunos, o que deu um destaque a mais ao projeto e conferiu informação à população.

XXI FENECRAT

Participação na XXI FENECRAT
(Feira de Negócios da Região de Crateús)
A feira aconteceu entre os dias 08 e 10 de Outubro e contou com a presença de aproximadamente 10 mil pessoas diariamente. O Ronda de Crateús participou com um Stand, no qual distribuiu panfletos, divulgou as áreas através de banners e prestou informações sobre Polícia Comunitária, além de expor uma de nossas Viaturas do Ronda para toda a população, sendo desta forma um dos stands mais visitados do evento.

PROGRAMA RONDA EM AÇÃO



Programa Ronda em Ação

Programa de rádio que teve início em 24 de outubro, funcionando na Rádio Príncipe Imperial, no horário de 12hs00 às 13hs00, o qual tem a apresentação por policiais do Ronda, capitaneados pelo oficial coordenador. O programa tem o objetivo de prestar esclarecimentos à comunidade sobre a atuação da Polícia Comunitária e bem como de doutrinar as pessoas para uma convivência mais harmônica e pacífica

CONTRIBUINDO COM UMA CULTURA DE PAZ E NÃO VIOLÊNCIA

CAMPANHA: CONTRIBUINDO COM UMA CULTURA DE PAZ E NÃO VIOLÊNCIA

I. OBJETIVO

Difundir para o maior número possível de pessoas através de “banners” e faixas, os slogans, pensamentos, frases e ideais de paz e não-violência, reforçando ainda a ideia de que a sociedade, em todos os seus diferentes setores, se encontra organizada, preocupada e verdadeiramente unida contra a grande onda de violência mundial.

II. JUSTIFICATIVA

Com a chegada da filosofia de Polícia Comunitária em Crateús, aqui introduzida pelo projeto Ronda do Quarteirão, uma nova concepção na forma de se fazer, de se ver e de se sentir a Segurança Pública veio à tona. Neste novo momento mais do que nunca a sociedade está sendo convocada a decidir, juntamente conosco, sobre as questões de segurança pública, de grande importância para todos.
Depois de vários anos de duelo sem vencedores, os órgãos da Segurança Pública resolveram expor suas limitações, e clamar pela ajuda da sociedade organizada para resolver esta grave problemática social. Assim como o médico não consegue acabar sozinho com uma epidemia de dengue, também não temos a fórmula necessária para acabar com a violência se não tivermos a ajuda de todos, principalmente das pessoas de bem, e em potencial mais elevado os líderes de nossa sociedade, aqui representados pelo setor comercial da cidade.
Desta forma estamos convidando a todas as pessoas para participarem desta luta, em prol de uma sociedade mais humana, solidária e menos violenta.
Às iniciativas privadas competem o patrocínio do material publicitário, o qual ficará exposto no próprio estabelecimento patrocinador, em local visível e de grande circulação, pelo tempo em que o proprietário achar conveniente;

SER UM POLICIAL MILITAR

Ser um Policial Militar Sou um policial militar do Estado do Ceará, nossa corporação tem quase dois séculos de existência, mas tem humildade para aprender a cada dia, aprender com seus próprios erros e principalmente com a comunidade pela qual luta ininterruptamente. Nós policiais militares, carregamos em nossos ombros uma responsabilidade gigantesca, pois somos os olhos sempre atentos do Estado, somos, por vezes, o seu único instrumento presente em todos os municípios, em todos os distritos, em todos os vilarejos, em qualquer lugar e a qualquer hora, lá estaremos com a missão de proteger o cidadão, independente de classe social, raça, cor ou religião, nem que com isso coloquemos em risco a nossa própria vida e tenhamos que abrir mão da companhia de nossos filhos, esposas/esposos e demais familiares, pois a nossa missão primordial é fazer valer as regras pré-estabelecidas para um bom convívio social, de forma que as pessoas possam conviver pacificamente dentro de suas diferenças. Como é bom saber que a Polícia Militar do Ceará é tão grandiosa, imponente, valorosa e, principalmente, portadora de uma grande sensibilidade que a faz perceber os problemas que afligem a nossa comunidade. O Programa Ronda do Quarteirão é só uma amostra que nos faz entender que a Polícia Militar está acompanhando as mudanças e as exigências da nossa sociedade. Como é bom perceber em nossas rondas diárias, em nossas visitas incansáveis, seja no centro da cidade ou nos bairros mais humildes, o orgulho do cidadão de bem em ter a Polícia Militar na sua porta, seja para o atendimento de uma ocorrência ou para lhe trazer uma palavra de apoio e mostrar que está presente para ser parceiro, para dar uma contribuição para a melhoria de sua qualidade de vida. Como é bom perceber o sorriso no rosto das crianças que vêem na imagem do policial um exemplo a ser seguido, uma pessoa que pode ser amigo, além de bom profissional. Por isso afirmo, com toda humildade, que não existe nada mais verdadeiro que as palavras e os gestos recebidos de uma criança, e é tudo isso que nos dá força para seguir em frente, trabalhando em prol daqueles que representam o futuro e a certeza de dias melhores, com menos violência e mais solidariedade. A Polícia Militar do Ceará, da qual nós que fazemos o Ronda do Quarteirão em Crateús somos parte, trabalhamos hoje pensando no futuro.

Ronda Crateús

Histórico do Ronda

O Ronda surgiu com o até então candidato Dr. Cid Ferreira Gomes, quando este passando por uma rua de Fortaleza encrontrou uma placa no portão de uma residência. A placa anunciava uma empresa de segurança privada que atuava apenas em alguns quarteirões.
Logo em seguida, Dr. Cid foi perguntar a propietária da residência sobre o anúncio da placa, conversaram um pouco, posteriormente indagou-a, a senhora não acha que isso é um dever da polícia? Respondeu ela:
-Sim acho, mas a polícia demora muito a chegar no local dos crimes, e tendo estes seguranças aqui perto sinto-me mais protegida.
Assim, vendo a necessidade da segurança pública o Dr. Cid Ferreira Gomes, criou um programa dentro da polícia militar do ceará, o Ronda Quarteirão, que começou apenas na capital e, devido a grande aceitação hoje encontra-se em algumas das maiores cidades do interior, tais como: Sobral, Juazeiro e Crateús